FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRA O REGIONAL
ECONOMIA
TEORIA DA FIRMA
CHÃ DE ALEGRIA – PE / 2013
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL – FADIRE
ACADÊMICA: ÂNGELA FELIPE DA CRUZ
Trabalho acadêmico apresentado à Disciplina: Economia. Faculdade de desenvolvimento e integração regional – FADIRE. II período do Curso de Administração. Profº. Jair Rodrigues.
CHÃ DE ALEGRIA – PE / 2013
RESUMO
Empresa ou Firma é uma unidade técnica que produz bens e/ou serviços de forma racional, procurando maximizar seus resultados relativos à produção e o lucro. Esse conceito abrange um empreendimento de modo geral, que inclui as atividades industriais e agrícolas, as atividades profissionais, técnicas e de serviços. Assim, é uma firma um mecânico de automóveis, um barbeiro, um médico, uma loja de confecções, a General Motors, etc.
A Teoria da Firma abrange a Teoria da Produção, a Teoria dos Custos e a Análise dos Rendimentos da Firma. A Teoria da Firma, ou Teoria de Empresa, foi um conceito criado pelo economista britânico Ronald Coase, em seu artigo The Nature of Firm, de 1937. Em administração e microeconomia, Firmas são organizações que produzem e vendem bens e serviços, que contratam e utilizam fatores de produção, que podem ser classificados em primárias ou secundárias. Segundo essa teoria, as firmas trabalham com o lado da oferta de mercado, ou seja, com os produtos que vão oferecer aos consumidores, como bens e serviços produzidos. As firmas são de extrema importância para os mercados, pois reúnem o capital e o trabalho para realizar a produção e são as responsáveis por agregar valor às matérias-primas utilizadas nesse processo, com uso de tecnologia. Logo, A Teoria da Firma é a parte da microeconomia que se preocupa em estudar o comportamento da firma. Esse tópico foi pouco abordado até agora, sendo que apresentamos apenas a curva de oferta de mercado. Estuda a