925
AVALIE O REFERIDO CASO TENDO COMO APORTE TEORICO A PSINALISE FREUDIANA COM PRINCIPAIS CONCEITOS DE INCONSCIENTE,PULSÃO,LIBIDO,MECANISMOS DE DEFESA,TEORIA ESTRUTURAL E TOPOGRAFICA.
Identificação: VAR, sexo feminino, branca, 51 anos, solteira.
Queixa principal: (fevereiro/2000) “Estou me recuperando de um estresse emocional”.
História da Doença Atual:
A paciente justificou sua procura pelo serviço pela necessidade de uma “segunda opinião” sobre seu caso, pois já tem um psiquiatra particular (oDr. M, a quem se refere como “um cientista”), e para manter o recebimento de medicações gratuitas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes da rede pública, “porque eu pago imposto...é meu direito”. O que chamou de “estresse emocional” teria se iniciado após a morte de sua tia-mãe. Contou que iniciou tratamento porque, há cinco anos, apresentou um quadro de “formigamento nos seios da face e no couro cabeludo...e também começou a ocorrer queda de cabelo”, o que fora diagnosticado pelo Dr. M como “disestesia”, que estaria relacionada a “alergia a proteína animal”. Relatou que, antes de iniciar tratamento, “conseguia controlar minha mente e melhorei, mas depois foi mais forte e eu desisti”. Mostrou a foto em sua Carteira de Identidade e se referiu ao seu rosto como “deformado” atualmente, o que mexeu muito com sua “vaidade”: “eu sou assim e não desse jeito”. Em alguns momentos, relatou sintomas depressivos, embora não tenha sido observada alteração do humor. Não há registro no prontuário de qualquer alteração do quadro desde o início do tratamento. Sua postura, a cada troca de médico, sempre foi de superioridade, colocando-se como alguém possuidora de muito poder e admirada pelas pessoas com quem se relaciona.
História Pessoal:
É a segunda filha de uma prole de três. Na infância, não gostava de brincar, mas de escrever sobre o comportamento das pessoas; iniciou seus