Faculdade Anhanguera 1
No século passado não havia profissionais voltado para área administrativa, essa função era desempenhada por:
Engenheiros, contadores, advogados onde nem sempre tinham êxito nas atividades desenvolvidas.
A administração do passado (era Taylorismo) teve ênfase nas tarefas, ou seja, no trabalho do operário, a preocupação básica era o aumento da produção. O operário era tratado como escravo, cuja única finalidade era aumentar da produção e conseqüentemente os lucros da empresa.
Na administração atual, as empresas são mais flexíveis e não trabalham visando somente à produtividade e os lucros, e sim profissionais qualificados para administrar, melhorando a qualidade dos produtos, a produção e a saúde de seus colaboradores.
A administração do futuro tem ênfase na estrutura, sincronização entre departamentos, otimização, organização, naturalmente chegando à máxima eficácia de cada uma das partes, levando mais em consideração o social do que o salário propriamente dito.
Alguns princípios de Fayol continuam vivos na administração moderna como a ordem, divisão de trabalho e disciplina
(2°) Explique as características da era da globalização e suas conseqüências sob a administração.
A era da globalização trouxe como conseqüência inúmeras mudanças para a administração atual, de forma que tem facilitado o fluxo de informações, a aproximação das pessoas, das empresas, culturas e economias, facilitando cada vez mais os negócios além da sua área de atuação. Isso acontece também com o avanço da tecnologia, que tem unificado o mercado mundial, obtendo uma concorrência mais acirrada e oferecendo aos consumidores mais variedades de produtos. Sendo assim os administradores das empresas terão maiores desafios e como essas mudanças o profissional se vê obrigado a ser mais flexível e se adaptar as mudanças do cotidiano.
(3°) Tome duas empresas como exemplo: Defina e compare seus níveis