Faculdade Anhanguera DESAFIO 1 1
CENTRO DE ENSINO A DISTANCIA – POLO SÃO LUÍS
SERVIÇO SOCIAL
DESAFIO PROFISSIONAL Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera, como obtenção de nota bimestral da disciplina Serviço Social Contemporâneo e Família e Sociedade ministrada pela Profª Ma. Ana Lúcia A. Antonio e Profª.Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia.
São Luís - MA, 30 de Abril de 2014
A família é o lugar onde se recebe as primeiras manifestações de afeto e também as primeiras orientações para sua formação social. Pois, ela é a principal responsável pela formação da consciência cidadã e pelas orientações para o convívio em sociedade. A família é vista como “fonte clara do mundo” detentora de direitos e deveres do qual deve ser garantido pelo Estado. A família, independente dos formatos e modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, delimitando continuamente os deslocamentos entre o público e o privado bem como geradora de modalidades comunitárias de vida.
Inúmeras e marcantes são as transformações que ocorrem na sociedade contemporânea brasileira, onde imprimem novas configurações no contexto familiar, tais como: o aumento da expectativa de vida, inserção da mulher no mercado de trabalho, o crescimento do número de mulheres como chefe de família, o aumento dos divórcios/separações e dos recasamentos são também indicadores das alterações pelas quais passa a vida familiar, são processos dos laços familiares que abrangem as mudanças do ponto de vista sociocultural e também da diversificação de modos de vida familiar, ou seja, as novas configurações familiares.
Estas mudanças são referentes à vinculação na esfera pública, devido condições sociais, advindas da inserção das famílias como classe social marcando suas histórias e trajetórias. Desse modo, ao longo do percurso da vida às famílias tendem a sofrer profundas mudanças seja na esfera educacional, em empregos instáveis, trabalhos precários,