Facul
O que é: cerca de 12,5 cm de comprimento, em forma de folha, situada atrás do estômago, entre a porção superior do O pâncreas é uma glândula composta, do sistema digestivo e endócrino, com intestino e o baço.
Função do pâncreas
A função do pâncreas é produzir sucos digestivos e enzimas que ajudam a partir em pedaços menores as proteínas, os açúcares e as gorduras, para que possam passar para o intestino, auxiliando na digestão dos alimentos e metabolismo dos nutrientes. Possui também uma função importante na produção de hormônios como a insulina e glucagon, os quais regulam a forma como o organismo utiliza os açúcares.
Anatomia do pâncreas
O pâncreas é composto por três regiões principais: cabeça que é a parte que se encaixa no duodeno, o corpo e a cauda. É formado por conglomerados de células chamadas ácinos, que irão produzir o suco pancreático. Misturados com os ácinos, encontram-se os Ilhéus de Langerhans, que são grupos isolados de células que produzem os hormônios que fazem o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Figado
O fígado é um órgão que atua como uma glândula do corpo humano e se localiza no canto direito superior do abdómen, sob o diafragma. Seu peso aproximado é cerca de 2,0 kg no homem adulto e um pouco menos na mulher. Em crianças é proporcionalmente maior, pois um recém nascido. Na primeira infância é um órgão tão grande, que pode ser sentido abaixo da margem inferior das costelas, ao lado direito. Funciona como glândula exócrina, isto é, libera secreções em sistema de canais que se abrem numa superfície externa. Atua também como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos.
Funções
Em algumas espécies animais o metabolismo alcança a atividade máxima logo depois da alimentação; isto lhes diminui a capacidade de reação a estímulos externos. Noutras espécies, o controle metabólico é estacionário, sem diminuição desta reação. A diferença é determinada pelo fígado e sua