Faces da geometria
RELATÓRIO
CURSISTA: ELIANE FERNANDES DA SILVA
Ceres, dezembro/2012
TRABALHANDO COM TANGRAM
1. Objetivo Compor e decompor as peças do tangram reconhecendo as propriedades das figuras planas, classificando polígonos quanto ao número de lados e ângulos. Calcular ou estimar áreas de figuras planas, utilizando o tangram como ferramenta para o ensino das definições dessas figuras e aprimorar os conhecimentos sobre Geometria.
2. Introdução A aplicação das atividades em sala de aula se realizou nos dias 30 e 03 de novembro, na sala do 5° ano do Ensino Fundamental. Neste quarto módulo trabalhamos com o tangram, tendo como objetivo a composição e decomposição de figuras e o cálculo de perímetros áreas de figuras planas. A utilização dele em sala de aula possibilita um leque variado de potencialidades que desenvolvem o raciocínio lógico, a concentração, a criatividade, o pensamento lateral, noções de espaço e construção, possibilitando o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao comportamento e do trabalho em equipe, respeitando as diferenças e a criatividade do outro e também, a capacidade de adaptação a diferentes ambientes.
3. Desenvolvimento Iniciamos a atividade realizando uma dinâmica com o livro “As três Partes” (Edson Luiz Kozminski). Tal escolha se deu por tratar-se de um livro composto de textos e ilustrações que permitem ao aluno “brincar” com as formas. Lendo o livro e construindo as figuras relatadas na história. Foi um momento muito divertido e interessante. Em seguida fizemos a leitura do texto “Um antigo jogo Chinês”, para que os alunos conhecessem o conteúdo da aula a ser desenvolvida. Fiz alguns questionamentos e os alunos participaram com curiosidade. As atividades a seguir foram desenvolvidas em duplas valorizando a interação dos alunos como instrumento para