Desafio da liderança
I . O livro trata de da liderança no aspecto cristão. Discorre sobre o líder espiritual e as visão geral de ministério.
Aborda a formação de liderança em três aspectos: espiritual, ministerial e estratégica.
Focando sempre que a preocupação maior do líder é de terminar bem, o que garantirá um bom legado.
Desta forma, abordando a formação da liderança cristã servirá a muitas pessoas que estão dispostas a servir a Deus com dedicação e profundidade.
II. O autor desenvolve que a liderança calcada em princípios cristãos, garantirá um trabalho com fim profícuo e pessoas preparadas para desenvolverem um ministério com prioridades baseadas no ensino e vida cristã.
III. Capitulo 1 – CHAMADO A LIDERANÇA.
Inicia-se enunciando que o chamado é definido como fundamento intangível ou destino.
E continua, descrevendo que o chamado se desenvolve em nossa vida paulatinamente, porem Deus o vê em uma só etapa. Continua abordando que o chamado se desdobra em alguns aspectos: O chamado como convite ao relacionamento, o chamado à existência e o relacionamento entre chamado e a realidade instuticional.
Quando trata do item realidade institucional na igreja, alem de indicar o comportamento que o líder deverá ter frente a esta realidade, também, apresenta a ênfase na evangelização de nível zero e o plantio de novas igrejas.
IV. Capitulo 2 – LÍDER É POSSÍVEL DEFINIR ?
O que vem ser um líder ? é a pergunta com a qual se inicia o capitulo.
Então o autor se propõe a responder a tal indagação de forma básica e essencial. É claro que há complexidade na resposta e os estudiosos a respeito, não se sentem muito confortáveis para responder a indagação. A maioria dos autores prefere se concentrar no tema – Liderança, ao invés de elaborar uma definição.
O livro apresenta algumas definições de autores distintos. Uma delas é de Bob Clinton: “ O líder