desafios liderança
“Liderança é o processo de comunicar às pessoas o seu valor e o seu potencial com tamanha clareza que elas se sintam inspiradas a vê-los em si mesmas”.
Com a essa definição de liderança, escrita pelo autor Stephen R. Covey, começamos a entender quais são os principais desafios de um executivo de alta performance.
Nos dias de hoje, além de ter conhecimento teórico, ele precisa saber liderar, motivar sua equipe e ainda ter muitas outras habilidades, começando pelo autoconhecimento. Saber quem você é. Reconhecer suas fragilidades, identificar seus pontos fortes, e trabalhar nesses aspectos para se tornar um líder de si próprio. Pois, de nada adianta olhar e criticar todos os problemas a sua volta, sejam eles no âmbito profissional ou pessoal, quando na realidade a mudança efetiva que você pode fazer é com você mesmo. Por isso, se você quer modificar algo, comece olhando para você. Suas atitudes no dia a dia, seus valores, suas crenças, suas ideologias.
Liderança é um comportamento.
Atualmente, no mundo corporativo vivemos uma transição de gerações, os jovens chegam com toda a energia da geração y, mas sem nenhuma paciência. E os mais sábios, da geração x, têm toda sabedoria e a experiência prática, porém, alguns com pouca disposição para ensinar. E nesse furação de gerações, percebeu-se que aquele funcionário, que antes era o exemplo por bater suas metas e entregar os resultados, não necessariamente é um bom líder. Pesquisas confirmam essa percepção ao afirmar que metade dos bons profissionais falham como gestores.
A liderança é um comportamento. Você precisa SER líder, agir como líder. Além disso, esse profissional precisa ter ou desenvolver uma série de habilidades, como, por exemplo, colocar as pessoas certas nos lugares certos, pois uma liderança não é nada sem uma boa equipe. É preciso pensar no papel ativos dos seus “seguidores” – pois eles são agentes de mudança.
Não trabalhamos apenas