face
Os músculos da face se estendem para a pele da face e da cabeça. Por isso, a contração desses músculos causa deslocamentos da pele. Esses deslocamentos da pele se mostram sob a forma de rugas e sulcos que formam a base da mímica ou da chamada expressão facial. Os músculos da face podem ser divididos em:
- Músculos da calvária
Inervação: nervo facial - Gálea aponeurótica ou aponeurose epicraniana: localiza-se entre os ventres occipital e frontal do músculo epicrânio, revestindo a parte superior do crânio.
- Epicrânio ou occipitofrontal: o ventre occipital origina-se dos dois terços laterais da linha nucal superior do occipital e parte mastóidea do temporal e se insere na gálea aponeurótica. O ventre frontal não possui inserções ósseas. Anteriormente se une a outros músculos faciais e superiormente à gálea aponeurótica. Os 2 ventres atuando juntos tracionam para trás as sobrancelhas e enrugam a fronte (surpresa). Os ventres frontais atuando isoladamente elevam as sobrancelhas de um ou de ambos os lados.
- Temporoparietal (músculos auriculares): origina-se da fáscia temporal, acima e anteriormente à orelha e insere-se na borda lateral da gálea aponeurótica. Eleva o pavilhão da orelha; estira o couro cabeludo e traciona para trás a pele das têmporas; ação conjunta com o músculo epicrânio gera expressão de medo e horror.
- Músculos auriculares anterior, superior e posterior: Tracionam o pavilhão da orelha para cima e para frente, para cima e para trás, respectivamente.
- Músculos da região palpebral
Inervação: nervo facial
- Orbicular do olho: possui 3 partes: orbital, palpebral e lacrimal (interna na cavidade orbital). A parte orbital promove um forte fechamento da pálpebra, enquanto a parte palpebral serve primariamente ao reflexo de oclusão palpebral. A função da parte lacrimal não está bem esclarecida, pois, por um lado dilata o saco lacrimal, e por outro lado, expele seu conteúdo. De forma geral este músculo