Relatório de estágio
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM AMBIENTES ESCOLARES I – ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de observação, participação e regência apresentado ao Curso de Pedagogia como requisito avaliativo na Disciplina de Estágio Supervisionado I, ministrada pela Professora Maria de Fátima de Oliveira.
ROLIM DE MOURA
2013
Sumário
1. Introdução O estágio supervisionado em ambientes escolares I é de extrema importância no curso de pedagogia, pois ele tem como objetivo promover ao acadêmico a reflexão sobre a realidade educacional, ao mesmo tempo em que proporciona ao graduando experiências fundamentais para sua formação, possibilitando assim condições para que ele possa fazer a confrontação da teoria com a prática, bem como buscar dentro das bases teóricas, alternativas pedagógicas para a reestruturação da realidade escolar, visando uma melhoria contínua. Portanto, o ponto de partida do estágio é de estar à frente de uma sala de aula, obtendo uma visão do futuro e criando oportunidades para exercitar a prática profissional. Fazenda (2009, p. 64) considera “os estágios supervisionados uma parte importante da relação trabalho-escola, teoria-prática, e eles podem representar, em certa medida, o elo de articulação orgânica com a própria realidade”.
Precisamos entender que a teoria é para nós refletirmos sobre a prática. Em um curso de formação de professores a função da prática de ensino, amparada pelo estágio, é permitir que o aluno estagiário compreenda as particularidades e as diferenças das realidades escolares. A competência técnica “compreende o domínio teórico e prático dos princípios e conhecimentos que regem a instituição escolar” (SAVIANI, 1992, p. 37). Mesmo que o estagiário não tenha experiência como docente, o mesmo pode ter uma formação amparada em teoria, prática e reflexão. A formação desse profissional, que se baseia na