Biologia
Trabalho de Biologia
Organismos Geneticamente Modificados
São José dos Campos
2014
Colégio Técnico e Ensino Médio Joseense EPP
Trabalho de Biologia
Organismos Geneticamente Modificados
Por:
Caroline Loubet
Gabriela Siqueira
Gabrielle Pereira
Renata Malherbi
Thuane Lopes
Leonardo Kalil
3° EM B
São José dos Campos
2014
Introdução
A sigla OGM significa Organismos Geneticamente Modificados, e conceitua os organismos que foram manipulados em sua estrutura genética, no intuito de alterar ou aprimorar determinadas características como a cor, o tamanho e sua desenvoltura biológica.
Essa manipulação é possível a partir de alterações em alguns trechos do genoma de um determinado organismo, por meio de tecnologia do DNA recombinante, também conhecida como engenharia genética. Como entidade biológica, os OGM têm seus materiais genéticos alterados no ADN e ARN por meios de técnicas não naturais.
Organismos Geneticamente Modificados
Existe um grande debate sobre a produção e comercialização de alimentos transgênicos. Transgênicos ou Organismos Geneticamente Modificados ou OGM são aqueles organismos que adquiriram, pelo uso de técnicas modernas de engenharia genética, características de outro organismo, algumas vezes bastante distante do ponto de vista evolutivo.
Por exemplo, se isolarmos os genes que determinam características de uma melancia e os pusermos numa banana, teremos uma banana que ao amadurecer não será amarela, mas sim vermelha. Assim, esta banana vermelha passará a ser considerado um alimento transgênico.
Os transgênicos não surgiram apenas por mera curiosidade de cientistas, mas principalmente pela necessidade de aumentar a produção de alimentos. Uma planta com maior teor de nutrientes poderia saciar a fome e trazer benefícios à saúde. Além disso, é possível aumentar a produtividade agrícola