face
Entre elas estão as de milhares de empresas que brigam por um espaço na News
Feed de seus consumidores. Por trás do complexo jogo de rankings do Facebook há algo que não muda: o potencial que a rede tem de ampliar o efeito boca a boca em torno de um produto. É nisso que as agências especializadas se apoiam na hora de traçar suas estratégias. Mas para divulgar marcas no Facebook é preciso ainda lidar com um sistema que não para de evoluir. Para desvendar as boas práticas de gestão nas mídias sociais, INFO conversou com profissionais de várias agências e mostra suas sete principais táticas. Aproveite!
1 – Atenção para o que compartilha – Em dezembro do ano passado, a agência de conteúdo paulistana Ampfy lançou uma campanha que convidava fãs do carro Pajero
TR4 a expressar seu gosto pela marca no Facebook. Para isso, criou um aplicativo em que o usuário desenhava a própria estampa para o estepe do veículo. Em duas semanas, 5 mil capas foram feitas, e a campanha atingiu mais de 60% de todos os donos do modelo no Brasil.
Para Gabriel Barros, cofundador da Ampfy, o segredo por trás desse sucesso está na vontade que as pessoas têm de expressar sua personalidade nas redes sociais por meio das coisas que compartilham com os amigos. “As pessoas querem projetar uma imagem de como esperam ser percebidas. Assim, expressam o que valorizam.”
Um passo importante na direção de uma estratégia vencedora é encontrar quais elementos a marca tem para oferecer a seus consumidores como “capital social”, e a partir daí explorar isso nas campanhas. Uma lição importante a ser aprendida pelas marcas: no Facebook, você é o que compartilha.
2 – Não dependa de intermediários – Quando as redes sociais começaram a se popularizar no Brasil, em 2004, havia poucas regras de como usar propaganda. No
Orkut isso era até proibido. Para contornar a situação, blogueiros ganharam espaço
como