Fabulas das abelhas
FONSECA, Eduardo Giannetti
A FÁBULA DAS ABELHAS
A Colméia Ruidosa, ou os Canalhas que se Tornaram Honestos
a) Faça um pequeno comentário sobre o texto com no máximo 15 linhas;
O autor compara a colmeia a uma sociedade, onde, as abelhas lutavam por sua prosperidade individual, algumas de maneira mais ética que outras e apesar dessa disputa, a colmeia era próspera. Porém quando por ação divina as abelhas deixam de ter qualquer traço de egoísmo, oportunismo e corrupção, a colmeia entra em declínio, pois não há mais a necessidade do possuir, nem a necessidade de leis, sem guerras não há indústria de armamentos, sem o desejo de ostentar não há produção, e comércio de bens de luxo. Somente os leigos se esforçam para fazer de uma grande colmeia uma colmeia honrada. Para o autor, quando um povo aspira à grandeza, o vício é tão necessário para o Estado como o é a fome para comer. Por isso, a virtude sozinha não pode fazer com que as nações vivam no esplendor.
O Estado deve atuar como o órgão regulador, com capacidade administrativa e probidade fiscal a fim de proteger o bem comum dos “grandes prejuízos”.
O Estado deve ter capacidade técnica e administrativa para assumir esse papel, caso contrário, ao invés de atuar como um órgão regulador, ele poderá comprometer o bem comum devido a sua incapacidade.
b) Qual o objeto e método da Economia Política conforme apresentado no texto?
A sociedade baseada puramente nos princípios morais e igualitários não seria capaz de manter o ritmo produtivo do sistema econômico atual, baseado no consumo a na acumulação primitiva de capital. A economia no texto da colmeia girava pelo vício de consumir e produzir, pois satisfaz as abelhas ostentar. O método da economia política é criar leis que estabeleçam a fronteira entre o que é lícito e o que é ilícito na atividade econômica. Para não existir violações de conduta ou da competição. “A economia de mercado regida pelo sistema de preços é a melhor solução para o problema da