Neoclassicismo
O iluminismo
O iluminismo foi um movimento cultural de elite de intelectuais do século XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento prévio, esse nome se dá ao fato de que os filósofos iluministas se nomeavam como os militantes da razão, a luz, contra a tradição cultural e institucional, as trevas.
Os pensadores insistiam que somente a partir do uso da razão os homens atingiram o progresso, em todos os sentidos. A razão permitiria instaurar no mundo uma nova ordem, caracterizada pela felicidade ao alcance de todos. Universalidade, individualismo e autonomia eram o lema desse projeto civilizatório proposto. os três princípios básicos do ideal iluminista podem ser interpretados:
- Universalidade: Visava a todos os seres humanos , independente de barreiras nacionais ou étnicas.
- Individualidade:O ser deve ser visto como pessoas concretas e não apenas integrantes de uma coletividade.
- Autonomia: Os homens estão aptos a pensar por si mesmos, sem proteção da religião ou da ideologia e para agir no espaço publico a fim de conseguir por meio de seu trabalho, os bens e serviços necessários a sobrevivência material e ao seu crescimento intelectual.
O antropocentrismo (teoria que considera o Homem o centro do Universo) e o individualismo renascentistas, ao incentivarem a investigação científica, levaram à gradativa separação entre o campo da fé (religião) e o da razão (ciência), determinando profundas transformações no modo de pensar , sentir e agir do homem.
Colocando em destaque os valores da burguesia, o Iluminismo favoreceu ao aumento dessa camada social. Procurava uma explicação através da razão (ciência) para todas as coisas, rompendo com todas as formas de pensar até então consagradas pela tradição. Rejeitava a submissão cega à autoridade e a crença na visão medieval teocêntrica.
Para os iluministas só através da razão (ciência) o homem poderia alcançar o conhecimento, a convivência