neoclassicismo
Foi um movimento cultural europeu, predominante na arte, escultura e arquitetura que teve seus primeiros sinais em vários pontos da Europa nas primeiras décadas do século XVIII e permaneceu em parte do século XIX.
Teve como base os ideais do Iluminismo e a retomada da arte antiga, especialmente greco-romana, considerada modelo de equilíbrio, clareza e proporção.
Nesse período se dão em geral 3 correntes, baseadas basicamente no ideal clássico:
primeiro eram os mais interessados no retorno ao classicismo, um segundo grupo menor pretendiam a racionalização da forma, “arquitetos visionários” e o terceiro grupo de tendência já romântica atraídos pelos mundos oriental e medieval.
Na França, expressou os valores de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direção da sociedade européia após a revolução Francesa e principalmente com o império de Napoleão.
Nos Estados Unidos, o movimento originou-se através de Thomas Jefferson, que sobre as influências do Neoclassicismo inglês, desenvolveu suas ideias arquitetônicas enquanto vivia na França.
Na Inglaterra, surgiu como uma reação a arte do barroco e do rococó, associados ao excesso, à desmedida e aos detalhes ornamentais, e defende a definição e o rigor formal.
CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS
Fachadas sóbrias
Colunas Dóricas e Jônicas
A arquitetura Neoclássica jamais sobreporá ordens.
Predominou tanto nas construções civis quanto nas religiosas ou em casas de campo: prefeituras, tribunais, estações ferroviárias e monumentos nacionalistas em geral.
Construções de linhas simples, formas regulares, geométricas e simétricas.
Materiais nobres (pedra, mármore, granito, madeiras);
Formas regulares, geométricas e simétricas;
Espaços interiores organizados segundo critérios geométricos e formais de grande racionalidade;
Pórticos colunados;
Frontões triangulares;
Uso de cúpulas, com frequência marcadas pela monumentalidade;
Sistemas