Economia Virtual - Atividade 04
1) Os objetivos da política macroeconômica: aumentar o nível de emprego e da produção, estabilizar os preços, distribuir a renda de forma justa, e crescimento econômico.
2) É a produção máxima que a economia pode atingir, sem inflação.
3) É a porcentagem da PEA, população economicamente ativa, que não está empregada. Refere-se quem quer ter emprego e ainda não conseguiu.
4) O dilema a ser enfrentado é ter um maior nível de emprego em curto prazo para mais tarde arcar com a inflação no longo prazo.
5) Jjj
6) A política fiscal utiliza os gastos do governo para aumentar ou reduzir a demanda e os impostos para incentivar o consumo e o investimento.
7) O governo aumentando os gastos públicos,que consequentemente cria empregos, diminuição de impostos, reduzindo as taxas de juros,etc.
8) Política Monetária pode ser definida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo. Segundo Francisco Monchon (2007) o banco central controlando a quantidade de moeda em circulação pode influir nas taxas de juros,no nível de investimento, no nível geral dos preços,etc. isso faz com que a inflação seja controlada.
9) Para se calcular o PIB no modelo dispêndio é preciso somar o consumo das famílias com o investimento privado,o gasto publico e as exportações ( descontando as importações).O método do valor agregado é somar os valores dos bens e serviços finais ou somar o valor agregado em cada produto intermediário e nos bens e serviços finais.Já o método dos custos é só somar os fatores de produção(salário,alugueis,juros,etc.).
10) Método dispêndio:
PIB = gastos com consumos das famílias + despesas das empresas com investimentos + despesas do governo + (exportação – importação)
PIB = 2000+500+700+900-400 = 3700 bilhões de reais
Método do valor agregado:
PIB = valor dos bens e serviços finais a preços de mercado = 3700 bilhões de reais