Neoclassicismo
Com início em meados do século XVIII, o neoclassicismo vai até o início do século XX. As características principais apresentadas nas obras arquitetônicas dessa época são a retomada de características da arquitetura romana e grega, sendo essas apresentadas na aparência dos edifícios, pórtico de colunas, frontão triangular, colunas soltas suportando o entablamento. As obras não são tão decoradas como no barroco, apresentam uma linguagem clássica mais pura do que este, sem dinamicidade. A decoração apresentada nas obras desse período é sóbria, utilizando-se de grinaldas, frisos, entre outros. As diferenças regionais perceptíveis nas obras anteriores, vão desaparecendo e a forma e a estrutura tendem a se desvincular.
OBRA ESCOLHIDA: O Panthéon, Paris.
ARQUITETO: Jacques-Germain Soufflot e Guillaume Rondelet
CONSTRUÇÃO: 1757-1791
LOCAL: Paris
Imagem 1) Localização do Panthéon em Paris.
RELAÇÃO COM O ENTORNO IMEDIATO:
O Pantheón fica situado na Place do Pantheón, à qual empresta o nome. À esquerda de quem olha a fachada principal do Pantheón, encontra-se a importante biblioteca Sainte Genevievel.
Estão presentes em seu entorno, edifícios históricos pertencentes à Universidade de Paris ou à Sorbonne, que se estendem desde a importante rua Soufllot até o Pantheón, de onde podemos ver a fachada da Faculdade de Direito. Do lado oposto ao edifício da faculdade funciona o Mairie Du Ve Arrondissement, que é uma espécie de câmara municipal, que gera uma área que compreende a zona do Pantheón e La Sorbonne.
Muito próximo do edifício estudado têm-se o Jardim de Luxemburgo, que causa bastante impacto visual, como pode ser observado na imagem 1.
Imagem 2) Entorno imediato do edifício.
HISTÓRIA:
Localizada em Paris, no topo da Montanha Sainte-Geneviève, em sua origem o Panthéon foi a Igreja de Sainte-Geneviève, construída por Luís XV para abrigar o relicário de Santa Genoveva, padroeira da cidade de Paris.
Durante a Revolução Francesa, a