O Marxismo
De acordo com Anthony Giddens é no capitalismo que o mercado surge como o mecanismo básico das desigualdades. No Brasil, com o surgimento da nova classe ( classe C ), o consumo cresce de forma desenfreada – influenciada pelo consumo norte-americano – e serve como meio de inclusão na sociedade.
Darcy Ribeiro defende a noção de um “povo novo” nascido de uma mistura de etnias e resultado dos processos de desindianização, de desafricanização e de deseuropereização na América Latina. No Brasil essa miscigenação deu origem a uma grande riqueza cultural. Para Darcy, o povo brasileiro surge como uma nova etnia nacional – diferenciada culturalmente de suas matrizes formadoras, fortemente mestiça, dinamizada por uma cultura sincrética e singularizada pela redefinição de traços culturais delas oriundos. - .
O que também possibilitou a integração entre o europeu e o índio na colonização do Brasil foi um costume antigo indígena chamado cunhadismo – que consistia em laços com os familiares da moça índia que o europeu tomava por sua. Já o escravismo se baseava no comércio de escravos como forma de economia – sistema social bastante presente na história do nosso país.
O conceito de “ninguendade” serve para definir os filhos de mulheres indígenas com homens lusitanos que fizeram parte da colonização do Brasil.
Segundo Antonio Negri, “A multidão é um conjunto de singularidades” . Conceito de classe, sempre produtiva e em movimento, a multidão ainda é explorada – na medida em que constitui a cooperação social para a produção - .
A multidão se organiza à base de paixões que caminham junto com a resistência e com tentativas de