fabricação do açucar
Estado de São Paulo que se concentra a maioria, e depois vem Pernambuco, Alagoas, Paraná, Mato Grosso do sul, Minas Gerais e Goiás.
2. Qual é a situação do estado de Goiás no mercado de produção de açúcar no mercado nacional? O estado de Goiás apresentou a maior expansão, saindo de 0,6% em 1991 para 3,1% na produção de açúcar em 2009. Em Mato
Grosso do Sul a produção cresceu de 0,3% em 1991 para 2,1% em 2009.
3. Quais são os mercados de consumo do açúcar nacional?
O grande centro consumidor é o centro-sul, que concentra a parte da população e da capacidade de consumo, com destaque para os estados das regiões sul e sudeste.
O excedente produzido e não consumido na economia doméstica encontra um mercado global estabelecido e disposto a adquirir a produção brasileira.
Em 2008, foram exportados 19,472 milhões de toneladas de açúcar, com uma receita bruta de R$10.088,0 bilhões, com destino a 63 parceiros comerciais do Brasil, como a Rússia, a Nigéria e a Arábia Saudita, respectivamente os maiores importadores do açúcar brasileiro.
4. Descreva as atuais transformações por que passam as indústrias de açúcar no Brasil.
As empresas do setor agroindustrial brasileiro vêm se deparando com uma nova realidade do mercado, no qual as exigências por menores custos, diferenciação de produtos, confiabilidade e redução dos prazos de entrega, melhoria no controle de qualidade e da flexibilidade para a diversificação produtiva, têm propiciado a implementação de mudanças provenientes da necessidade da inovação tecnológica e organizacional.
5. Caracterize os açúcares sólidos e líquidos.
O açúcar sólido é um composto orgânico cuja denominação química é sacarose. Ele pode ser produzido na forma cristal ou refinado.
O açúcar líquido trata-se de um produto com o mesmo perfil de sabor e poder adoçante do açúcar sólido comum sendo, por esses motivos, altamente requisitado pelas