FABRICAÇÃO DO AÇUCAR
1. Introdução
Hoje em dia, podemos comprar sacos de açúcar facilmente, apenas indo na venda da esquina de casa. Mas não paramos para pensar como que aquele açúcar foi fabricado e está ali, embalado, prontinho para a compra e o consumo. O açúcar é essencial em nosso dia a dia, e aqui veremos como procede a fabricação, transporte, industrialização e outros processos que juntos fazem com que haja o açúcar e suas variedades em supermercados e outros locais.
2- Desenvolvimento
A cana de açúcar e suas utilidades
A cana de açúcar é uma fruta que tem um enorme papel na vida do homem moderno. As canas de açúcar são responsáveis pela garapa que a gente joga depois de uma peladinha, pelo docinho que foi comprar naquela padaria que você vai desde que se conhece por gente, pela volta de carro com a namorada, entre muitas outras coisas que necessitam direta ou indiretamente da cana de açúcar.
Como disse, todos os fatos acima citados necessitam da cana indiretamente, como é o caso da garapa, suco estraído da cana de açúcar, do doce, feito com o açúcar retirado da cana, do álcool do carro, provido de processos da cana que possibilita a produção do combustível, etc.
Já pensou se não houvessem as grandes usinas, que problema seria. Pois é, hoje devemos levantar as mão para o céu, pois temos a mordomia, por mais cara que seja, de poder comprar açúcar com fácil acesso.
A cana
A safra da cana-de-açúcar é sazonal iniciando em maio e terminando em novembro. Neste período ocorre o amadurecimento da cana devido a fatores climáticos como falta de umidade, luminosidade e frio. Com o amadurecimento, as canas passam a ser cortadas de forma planejada.
Com o correto manuseio da cana de açúcar, as usinas canavieiras utilizam a cana de açúcar para a extração do álcool, do açúcar, entre outros produtos.
Conhecendo uma usina canavieira
Através do controle e planejamento dos canaviais, é montado um programa de corte baseado na