Fabricação de portas
Jorge Hilário Bertoldi Prof. Cátia Rosana Lange Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Engenharia de produção (EPR 19) – Estágio II 27/05/2011 RESUMO As melhorias no processo de fabricação, dizem respeito, a identificação do problema, possibilidade de mudança e a execução da mesma para solucionar o problema deferido no processo, para que a cada melhoria feita possam-se minimizar os erros, que trazem prejuízos. As melhorias que estão sendo citadas não dizem respeito apenas à parte produtiva, mas também quanto às tomadas de decisão. Para obter lucro máximo em uma organização é necessário buscar a melhor alternativa em todas as áreas de atuação, desde a compra da matéria-prima até a logística de entrega do produto final ao cliente. Como o foco do estudo está voltado à parte produtiva, foram dadas prioridades, a questões como melhoria de falhas, tipos de manutenção, e demais assuntos voltados à maior aproveitamento de tempo, insumos e melhorias ergonômicas nos processos. O estudo apresentou bons resultados, pois foram eliminados processos desnecessários para a produção deste produto, foram avaliados os quesitos que realmente agregam valor ao cliente, melhorou-se o sistema de qualidade, para menores reprocessos e perdas, que somados resultaram uma economia financeira considerável e melhora na imagem da empresa em relação ao mercado, por ter processos produtivos estáveis e confiáveis. Palavras-chave: Tomada de decisão; Competitividade; Lucratividade.
1 INTRODUÇÃO O estudo será realizado na empresa Esquadribrás Ind. De Esquadrias LTDA, localizada em Rio dos Cedros, a empresa teve início de suas atividades em primeiro de junho de 1991, como indústria do ramo madeireiro, fabricante de Portas de madeira de Pinus, destinadas à construção civil.
O objetivo deste estudo será desenvolver uma análise no processo produtivo destas portas, afim de apontar falhas no processo, melhorar o aproveitamento de materiais,