Fabrica O De Cadernos
Na fabricação de papel dos cadernos, a matéria-prima (é a madeira do "pinus", uma árvore oriunda de reflorestamentos específicos para produção de papel e celulose), é colocada numa tina ou recipiente com água e esmagada para separar as fibras. O material líquido, chamado pasta primária, está pronto para fabricar o papel.
A principal ferramenta do papeleiro é o molde, uma tela metálica reforçada. Esse molde é colocado num bastidor móvel de madeira, e deixado numa tina cheia da pasta. O molde é agitado em todos os sentidos, o que produz dois efeitos: distribui de forma uniforme a mistura sobre a superfície e faz com que as fibras se entrelacem, proporcionando resistência à folha. A seguir, deixa-se o molde descansar, com a folha de papel molhado, até que esteja com consistência suficiente para poder retirar o bastidor. Depois se deposita suavemente a folha de papel sobre uma capa de feltro.
Quando já se tem várias folhas de papel alternadas com feltros, coloca-se a pilha numa prensa hidráulica com grande pressão, para expulsar a maior parte da água que fica no papel. O papel é colocado num secador especial até que a umidade se evapore quase por completo.
Nas fabricas, o processamento das bobinas de papel começa, elas são colocadas em máquinas pautadeiras. O processo é todo automático. O primeiro passo é a pautação das folhas, aquelas linhas azuis que usadas para escrever. Depois de pautado, o papel é cortado em folhas, que vão formar o miolo do caderno. As folhas são intercaladas e rodam por uma esteira, onde irão receber as divisórias, separadores que dividem as matérias dentro do caderno. Na sequência, os miolos são cortados e perfurados, e ficam aguardando para receber a capa e contracapa (feitos de finas tiras de papelão), a cartela de adesivos e a bolsa plástica (feitos de plástico reciclado). Tudo junto é hora de espiralar o caderno, que vai para a embalagem e depois é encaixotado para seguir seu destino.
Existem cadernos com várias