Fabrica o de Aeronaves
Estágio 1: Fornecedor
Matérias-primas especiais são utilizadas no processo de fabricação das aeronaves. Propriedades mecânicas de cada um dos materiais devem possuir um desempenho adequado quando submetidas às próximas etapas de fabricação.
Baixo custo e resistência mecânica são características de materiais como ligas de alumínio, titânio e aço inoxidável.
Estágio 2: Fabricação das peças
Faz-se, primeiramente, o estiramento do revestimento da fuselagem.
Neste processo, a chapa de liga de alumínio é conformada de acordo com a curvatura da fuselagem do avião. Depois, o dimensionamento e ajuste são feitos – os painéis e as janelas, por exemplo, são cortados por uma máquina computadorizada de controle numérico (CNC) de cinco eixos.
Ao final deste segundo estágio de produção, o tratamento superficial e a aplicação de filme anticorroção são feitos. As chapas de liga de alumínio, depois de devidamente cortadas e curvadas, são direcionadas à próxima etapa de montagem.
Estágio 3: Montagem da fuselagem
Os painéis, já curvados, cortados e revestidos por filme anticorroção, agora são unidos às cavernas e reforçados por meio de rebitagem
(surge, então, um segmento da fuselagem). Em seguida, o processo de selagem é realizado – este é um dos principais eixos de montagem, uma vez que garante a pressurização da cabine evitando, por óbvio, quaisquer vazamentos.
Feito isso, é hora de juntar os segmentos da fuselagem. Essa operação
(conhecida pelo apelido de “charuto”) é feita por meio do uso de rebites e cintas (butt-joint splices, em inglês). A instalação dos cabos, dutos e tubos é a etapa seguinte deste estágio de montagem – todo o esquema de fios, sistemas hidráulicos, válvulas e demais equipamentos são instalados.
Eis que chega uma das fases mais esteticamente agradáveis da construção da aeronave: a pintura. Depois de finalizadas todas as instalações no “charuto”, ela é realizada em uma cabine fechada, com temperatura e