DISTRIBUI O DE GUA rascunho 2
Depois de tratada, a água é armazenada em reservatórios de distribuição para, depois, ser levada até os reservatórios de bairros, estrategicamente localizados. De lá, a água segue por tubulações maiores (adutoras) e entra nas redes de distribuição até chegar ao consumidor final.
Geralmente, o armazenamento é feito em caixas-d’água. A responsabilidade da CEDAE é levar a água até a entrada da residência, onde estão o cavalete e o hidrômetro (o relógio que registra o consumo de água).
TUBULAÇÕES
As tubulações foram feitas para transportar a água até a caixa d’água, onde a água vai para o encanamento para distribuir água para toda a casa.
RESERVATÓRIO
Reservatório é onde a água fica para reabastecer toda a cidade.
Ao lado vemos o reservatório de Paraibuna, o principal sistema que abastece o Estado do Rio de Janeiro.
ADUTORAS
Adutora
Adutora é a tubulação usada para a condução da água do ponto de captação até a ETA(ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DA ÁGUA), e da ETA até os reservatórios de distribuição, sem a existência de derivações para alimentar as canalizações de ruas e ramais prediais.
Classificação das adutoras: Adutora de água bruta > transporta a água da captação até a Estação de Tratamento.
Adutora de água tratada > transporta a água da ETA aos reservatórios de distribuição.
Sistema de Bombeamento
Bombear água para consumo, onde não há energia era uma tarefa complexa, que significava tempo, energia e um considerável consumo de combustível. Os sistemas solares fotovoltaicos associados a bombas submersíveis simplificam e autorizam a tarefa de obter água. Dois ou mais módulos fotovoltaicos, uma unidade de controle e proteção e uma bomba submersível, permite obter água de forma segura, contínua e sem custos energéticos associados de eletricidade, nos locais mais remotos e isolados.