Fabiola E Mayra
O BULLYING
BELO JARDIM
2014
RESUMO
Um problema novo e pouco estudado nas escolas brasileiras, relacionado com a indisciplina nas salas de aula, está cada vez mais presente nas escolas. Atualmente, há um termo inglês para designar uma das causas da violência na escola: “bullying que é definido como o comportamento agressivo e repetitivo sem motivações, são formas manifestadas do fenômeno. Apresentam características próprias, uma delas é de causar danos psíquicos em suas vítimas. Não está presente apenas na escola, mas também, nas famílias, nas empresas, nas forças armadas, enfim onde há relações pessoais” A denominação dessa palavra talvez até por ser um termo estrangeiro, ainda causa certa polêmica entre os estudiosos do assunto sobre violência nas escolas, não há uma tradução correta, ela tem um significado que abrange várias atitudes: zoar, intimidar, humilhar, ofender, roubar, aterrorizar, colocar apelidos, discriminar, isolar, ferir, tiranizar, e outras.
Enfim, esse fenômeno não é só brasileiro, tem várias causas, precisa ser estudado e encarado com seriedade pelas escolas, pois a cadeia da violência e da impunidade começa na sala de aula nas primeiras séries escolares. Portanto, educar pessoas para viver em grupo e obedecer às regras é papel da escola na construção da cidadania, e ela não pode prevaricar.
PALAVRAS- CHAVE: Bullying, indisciplina, agressões.
INTRODUÇÃO
Sabendo que esse é um tema muito abordado nos últimos anos, devido à crescente nas escolas, surgiu a necessidade de abordagem desse tema por se tratar de um grande pesadelo.
O termo bullying abarca todas as formas de agressividade propositadas e recursivas, que ocorrem sem motivos evidentes e são tomadas por um ou mais indivíduos, causando traumas, e são adimplidas dentro de uma analogia desigual de poder. A despeito de ser um letargo mundial e encontrado em toda e qualquer escola, os que praticam tal agressividade tem