Drogas e educação
RELATÓRIOS
Disciplina: Introdução aos Estudos da Educação
Docente Responsável: Prof.º Dr.º Alonso Bezerra de Carvalho
Departamento de Educação Assis - SP
2015
Consumo de Drogas por Crianças e Adolescentes Profº Drº Jair Izaias Kappann
Drogas psicopáticas são drogas que alteram o funcionamento do sistema nervoso central (SNC). É uma questão complexa o consumo de drogas, que evolve desde o consumo (prevenção), passa pelo comércio (tráfico) até o tratamento. As drogas está em todas as esferas da sociedade, e a abordagem biopsicossocial faz a relação da substancia, individuo e meio ambiente. O abuso consiste no uso contínuo da substancia e, depois da ocorrência de problemas, acarreta em riscos para a saúde.
Quanto mais o usuário consume a substância mais ele desenvolve uma tolerância àquela droga, chegando assim a um estágio de dependência química. A abstinência relaciona-se à dependência e ao uso compulsivo, e é o estado que a pessoa fica quando se abstém do uso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem seis níveis de uso, sendo eles: I. Não uso, II. Uso na Vida, III. Uso no Ano, IV.Uso no Mês, V. Frequente (abuso) e VI. Pesado (dependência).
O professor Jair Izaias, em sua aula, apontou as drogas que são perturbadoras do SNC, sendo elas: Maconha, Haxixe, Chá de lírio, Cogumelos. As sintéticas, como: Ecstasy e LSD. As orexígenas, que são remédios para estimular o apetite, e muitas outras subclasses de drogas como solventes e inalantes (cola de sapateiro, acetona..) e as injetáveis (heroína e morfina).
Tendo como bases as informações apresentadas em sala, devemos como futuros professores ficar atentos aos alunos que apresentem muitos fatores de riscos e poucos fatores protetores, e usar de todos os meios possíveis para permitir o vínculo afetivo