Educação física e drogas
* Objetivo Geral
Oportunizar a inclusão digital
Estimular a leitura e simultaneamente, uma reflexão crítica.
Debater o tema proposto “DROGAS”, desenvolvendo habilidades de expressão e argumentação oral e escrita.
Desenvolver a criatividade.
Relacionar DROGAS com o contexto social atual.
A Educação Física é vista hoje como meio de recuperação em várias áreas e doenças, tais como alcoolismo, doenças cardiorrespiratória, entre outras. Hoje vem desenvolvendo um grande papel para juventude que se envolve ou tem uma porcentagem grande de se envolver.
A adolescência é normalmente vivida como um período em que coexistem grandes transformações, quando o universo infantil se amplia para além do contexto familiar, envolvendo todo o contexto social. É um dos períodos mais intensos da vida, pelos desafios, descobertas e oportunidades que apresentam.
Hoje o tema "DROGAS" é usado a todo o momento pela mídia e dentro das comunidades. Entretanto, atualmente a preocupação que mobiliza a sociedade no Brasil se deve à enorme e crescente disseminação do consumo de drogas, aos crimes hediondos cometidos por seus usuários e pela idade cada vez mais precoce das pessoas que se tornam dependentes delas, especialmente as ilícitas, mas, também, aquelas com comércio autorizado pelas instituições. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), droga é. Qualquer substância natural ou sintética que, administrada por qualquer via no organismo, afeta sua estrutura ou função, e a pessoa com menor possibilidade de usar drogas é aquela que é bem informada, bem integrada na família e sociedade, com boa saúde e qualidade de vida satisfatória e com difícil acesso às drogas.
Quando droga é retratada, só dão ênfase às substâncias ilícitas, esquecendo que o álcool e o cigarro também são drogas, mas com a venda permitida, e como Antón (2000) coloca, essas substâncias lícitas podem ser as portas de entrada para o uso das outras substâncias, pois os jovens por conhecerem