Educação a melhor forma de combater o uso das drogas
O mundo inteiro vive o grande pesadelo das drogas. O mundo das drogas vem sendo conhecido pelos adolescentes cada dia mais cedo.
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos, vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso da substância não tomaria), dificuldade de enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, busca por sensação de prazer etc.
De uma forma ou de outra a droga é utilizada para camuflar ou tentar aliviar a dor causada pela aparente incapacidade em compreender os próprios problemas.
Um aspecto relevante é que, hoje, a lei diferencia as drogas lícitas (cigarro, álcool, medicamentos), das ilícitas (maconha, cocaína, crack, ectasy entre outras).
Contudo, uma das principais conseqüências causada pelo uso de drogas é a “violência”. Assaltos, seqüestros, estupros, homicídios e etc. estão associados às drogas, seja pelo consumo ou tráfico.
Apesar de muitas tentativas realizadas pela polícia e justiça, o mal continua a alastrar-se. Acredito que esse crescimento ocorra porque boa parte do esforço não é dirigida ao ponto chave do problema: “A Educação”.
Não podemos reprimir a comercialização das drogas, se o número de dependentes continuarem crescendo. Enquanto parte da sociedade estiver voltada ao consumo, os traficantes encontrarão uma forma de levar a droga até eles.
Para alguém afastar-se das drogas, é necessário que existam outras opções mais interessantes e prazerosas, que possam ocupar o tempo que seria utilizado com drogas, dentro de um contexto mais saudável.
A Escola de Tempo integral seria fundamental, para que a criança, o adolescente, pudesse preencher o seu tempo com mais atividades, a fim de que seu comportamento como um todo pudesse ser modificado.
Em suma, o problema é bastante complexo, teríamos que capacitar professores e pais