eólicas
Funcionamento
A energia eólica com a finalidade de conversão em energia elétrica pode ser obtida de várias formas. A mais comum é por meio de aerogeradores. Um aerogerador é um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento e que converte energia eólica em energia elétrica. Pode ser implantado em terra ou mar(offshores), onde a presença do vento é mais regular.
O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro, do regime de ventos na região em que está instalada.
Polui é renovável?
A energia eólica é uma forma de obtenção de energia de fontes totalmente renovável e limpa, não produz qualquer tipo de poluente. Sendo por isso, umas das principais apostas no campo das fontes renováveis de energia.
Alguns especialistas falam que a única poluição causada é a poluição sonora por causa do barulho das turbinas e a poluição visual. Mais esse tipo de poluição despende do ponto de vista particular de cada um.
Onde é mais utilizada
O Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta e, embora hoje o vento seja responsável por míseros 29 megawatts (MW) dos cerca de 92 mil MW instalados no país, há planos ambiciosos para exploração dessa fonte de energia.
Utilizado para mover barcos moinhos de vento abastece algumas cidades e propriedades rurais
Eólica de agua doce
Em meio aos campos de altitude, na divisa com o Estado do Paraná, localizam-se os aerogeradores que fornecem energia para o