TRABALHO DE PORTUGUES
Hercules Gregory Pereira de Souza - 15
TRABALHO DE PORTUGUES
PROGREÇÃO PARCIAL: SERMÃO DA SEXAGESIMA
Itatiba
2014
Introdução
O trabalho a seguir mostrara inicialmente sobre movimento barroco, onde tal movimento teve sua origem na Itália no século XVII que se se espalhou por outros países europeus. Mostrando entre os autores, seu principal representante literário o Padre Antônio Vieira, foco do trabalho, conhecido por seus sermões polêmicos em que critica, entre outras coisas, o despotismo dos colonos portugueses. Com sua principal obra “Sermão da Sexagésima”, que questiona o porquê da Palavra de Deus “fazer pouco fruto“, onde ao longo da obra critica a igreja católica com seus demais argumentos e opiniões que levam o leitor as algumas questões respondidas pelo próprio autor.
Movimento Barroco
Iniciada na Itália no século XVII, que se se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. Veio em decorrência da crise do Renascimento, ocasionada, principalmente, pelas fortes divergências religiosas e imposições do catolicismo.
Sua literatura tem inicio em Portugal em 1580 e termina em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitana. Com seus dois estilos, o cultismo que procura enfatizar a expressividade deste através do uso e abuso das figuras de linguagem, enquanto o conceptismo enfatiza o plano das ideias do texto, e procura ressaltá-las, evidenciando-as e as tornando-a mais clara possível. Em geral boa parte do movimento é caracterizada por apresentar o culto da forma, através do abuso de figuras de estilo com Metáforas, antíteses e hipérboles.
Dentre como seus principais autores, teve o primeiro brasileiro chamado Botelho de Oliveira com sua principal obra Música do Parnaso, Gregório de Matos (Boca do Inferno), Bento Teixeira com a “Prosopopeia”, e o Padre Antônio Vieira com seu “Sermão da Sexagésima”.
O Barroco foi introduzido no Brasil