Eólica
O termo eólico vem do latim aeolicus,pertencente ou relativo a Eolo, Deus dos ventos na mitologia grega.
A força dos ventos e uma fonte de energia já conhecida utilizada ha milhares de anos para girar as pás de moinhos e, assim, obter energia eólica. Agora, esse tipo de energia e pesquisado para gerar eletricidade.Atualmente, ja existem no mundo cerca de 20 mil geradores que produzem eletricidade a partir da forcado vento.
Para que possamos estudar a energia eólica e importante antes conhecermos a origem, a velocidade e a potencia proporcionada pelo elemento gerador desse tipo de energia: o vento.
Figura1- moinho
Origem do vento e sua classificação
A energia eólica provem da radiação solar uma vez que os ventos são gerados pelo aquecimento não uniforme da superfície terrestre. Uma estimativa da energia total dos ventos disponível ao redor do planeta pode ser feita a partir da hipótese de que aproximadamente 2% da energia solar absorvida pela Terra são convertidas em energia cinética dos ventos. Esse percentual, embora pareça pequeno, representa centena de vezes a potencia anual instalada nas centrais elétricas do mundo.
A energia eólica pode ser considerada como uma das formas em que se manifesta a energia proveniente do Sol. As mais diversas formas de energia sao, de alguma maneira, originadas pela influencia da luz solar em processos físicos, químicos ou biológicos, com as poucas exceções de alguns seres microscópicos que vivem próximos as zonas vulcânicas submersas, delas tirando seu sustento vital.
A origem da energia que o Sol produz e irradia esta nas reações nucleares que se realizam ininterruptamente em seu interior, a partir da monstruosa pressão existente em seu núcleo. Nessas reações, os átomos de hidrogênio, que é o elemento mais abundante do Sol, se combinam para formarem átomos de Helio. Ao mesmo tempo,uma pequena parte da massa desses átomos se converte em energia, sendo daí irradiada em todas as direções do espaço.