Extrusão
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO PROJETO DE SISTEMAS MECÂNICOS
EXTRUSÃO
1. INTRODUÇÃO
Extrusão é um processo de fabricação mecânica que consiste basicamente em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz. Isso é conseguido aplicando-se altas pressões ao material com o auxílio de um êmbolo.
A extrusão é utilizada quando o produto tem perfil completo. As primeiras experiências foram no final do século 19 (com o chumbo). Durante a 2ª Guerra Mundial o processo se desenvolveu muito devido aos perfis de alumínio usados nas aeronaves (processo relativamente novo).
Por meio desse processo pode produzir produtos de aço ao carbono, aço inoxidável, alumínio, chumbo e plástico. No caso do Al, pode ser produzidas peças com ótimo acabamento e com perfil bem complexo.
A extrusão pode ser a quente ou a frio e direta ou indireta. Os metais mais duros a quente, na extrusão a frio o material é encruado. Extrusão direta é mais usada, pois consegue perfis com formas mais complexas se comparado á extrusão indireta.
2. MECÂNICA DA EXTRUSÃO
Quando se trada da mecânica do processo de extrusão, existe seguinte classificação: direta e indireta.
No processo básico denominado direto, um tarugo cilíndrico é colocado numa câmara e forçado através de uma abertura de matriz através de um pistão ou embolo. A abertura da matriz pode ser circular ou de outro formato. Como mostra na figura a seguir.
No processo indireto, o embolo é oco e está ligado à matriz, produto sai no sentido contrario ao do embolo. Representado logo abaixo.
3. PARÂMETROS GEOMÉTRICOS
Os parâmetros geométricos da extrusão são:
O ângulo da matriz α.
A relação de extrusão que é o quociente entre as áreas das seções transversais do tarugo A0 e do produto extrudado Af.
O diâmetro do círculo circunscrito DCC que é o diâmetro do menor círculo no qual se inscreve a seção transversal.
A complexidade da