Extração Ácido Base
As substancias orgânicas dependendo de seu comportamento sendo acido, base ou neutra, é possível separar os componentes presentes utilizando soluções como, por exemplo: clorofórmica. Com a adição de um acido ou uma base pode-se deslocar o equilíbrio para produzir o desejado. À partir de um remédio (melhoral) e a solução aquosa de clorofórmio, será extraído o acido acetilsalicílico e a cafeína.
2. Objetivo
Extrair do remédio MELHORAL o acido acetilsalicílico e a cafeína em solução clorofórmica.
3. Materiais e Reagentes
3.1 Materiais:
* Suporte universal
* Béquer
* Funil de decantação
* Proveta
* Cadinho
* Erlenmeyer
* Espátula
* Pequeno frasco
* Bomba a vácuo (Tecnal-220v)
* Kitassato
* Funil
* Funil de Buchner
3.2 Reagentes:
* Melhoral;
* Ácido Clorídrico;
* Clorofórmio;
* Bicarbonato de sódio (NaHCO3)
4. Procedimento
4.1. Procedimento 01: Extração da Cafeína
Com os comprimidos do melhoral num gral já pulverizados adicionamos num béquer de 100 ml, 30 ml de clorofórmio até a dissolução do remédio e aguardamos por 5 minutos.
Após este procedimento foi filtrado a solução clorofórmica em um funil de buchner e transferido para um funil de decantação de 200 ml e foi adicionado 20 ml da solução aquosa de NaHCO3 a 5%. Agitou-se o funil de decantação e foi aberta a torneira para que os gases produzidos pela pressão sejam liberados, fez-se o processo da agitação e abertura da torneira, para liberar os gases, ate que se eliminasse todo gás presente no funil.
Colocado o funil de decantação no suporte, o destampamos e uma mistura bifásica se formou (Como ilustrado na Figura 1). A mais densa é o clorofórmio mais a cafeína e a menos densa é a solução aquosa do sal de sódio