Extração e Cultivo de Scenedesmus sp. em fotobiorreatores
Universidade Federal do Rio de Janeiro
RELATÓRIO - CULTIVO DE SCENEDESMUS sp. (SCIB-01) EM FOTOBIORREATOR DE JANELA
A linhagem Scenedesmus sp. (SCIB-01), fornecida pelo Laboratório de Ecofisiologia e Toxicologia de Cianobactérias (LETC), foi cultivada nos fotobiorreatores tipo Janelas (capacidade total: 1100 litros) instalados na Unidade Piloto da Escola de Química/UFRJ. As culturas foram mantidas em meio de cultura ASM-1 com pH ajustado de forma automática entre 7,0 - 8,0 mediante injeção de CO2, aeração constante e temperatura interna controlada entre 25 – 35ºC. Realizaram-se 5 cultivos desta linhagem, focados em produzir suficiente biomassa para caracterizar-la e produzir biodiesel. O inoculo utilizado em cada cultivo apresenta-se nas tabelas Nº1, 2 e 3. O primeiro e segundo cultivo ao igual que o terceiro e o quarto foram realizados de forma contínua, ou seja, depois do cultivo inicial (1ro e 3ro, respectivamente) alcançar a fase estacionária, colheitaram-se aproximadamente 850 litros de cultivo para sua posterior concentração. Os 250 litros restantes usaram-se como inoculo no 2do e quarto cultivo, respectivamente. No quinto cultivo não foi realizada essa colheita intermédia, neste caso adicionou-se apenas suplemento no momento em que o cultivo iniciou a fase estacionária, propiciando que o cultivo continuasse na fase de crescimento.
Foram feitas amostragens diárias para analisar o crescimento celular por meio de contagem de células, peso seco e turbidez. Os resultados deste monitoramento apresentam-se nas tabelas Nº1, 2 e 3 e foram representados nas figuras Nº1, 2, 3, 5, 6, 7, 9, 10 e 11. O tempo experimental de cada cultivo definiu-se de acordo com a curva de crescimento.
A contagem de células foi realizada em microscópio óptico Olympus, utilizando câmara de Fuchs-Rosenthal. As taxas de crescimento (µ) foram determinadas conforme a fórmula descrita em Fogg & Thake (1987) apresentada abaixo: µ = (ln N2 - ln N1)/(t2-t1)
Onde: µ =