Extração e Caracterização de Estruturas com Potencial Atividade Biológica de Plantas Nativas do Bioma Cerrado
Atividade Biológica de Plantas Nativas do Bioma Cerrado
Ana Paula Borges da Rocha (PROVEC) 1; Ricardo Alexandre Figueiredo de Matos (PQ)
1
Curso de Química – Universidade Federal de Goiás – Campus de Jataí
BR 364, km 192, n° 3800, Setor Industrial, Jataí - GO e-mail: anapaulaborges_r@hotmail.com
A tabela 01 resume os resultados obtidos sobre a caracterização dos compostos analisados.
RESUMO
O bioma Cerrado é muito rico em espécies frutíferas. Dentre as espécies deste bioma, o Caryocar brasiliense Camb., mais conhecido como pequizeiro, merece destaque pela importância comercial, nutricional e gastronômica de seu fruto, o pequi. [1]
O objetivo é extrair o óleo do pequi a partir do seu fruto e caule, e caracterizá-lo. Tal caracterização realizando com a sua constituição química.
Palavras-chave: Pequi, Copaíba do Cerrado, Jatobá.
INTRODUÇÃO
A Química Orgânica caracteriza-se pelo estudo de moléculas de origem a partir dos seres vivos, o estudo de funcionalidade e aplicabilidade destas e pelo estudo de síntese destas, de forma a aumentar a possibilidade de uso dos materiais obtidos na natureza em proveito do ser humano. Dentro das possibilidades de estudo, caracterização e descobertas de novos compostos com potencial aplicabilidade, as plantas têm-se mostrado excelentes fornecedoras de matéria-prima para o isolamento, caracterização e aplicação de moléculas com atividade biológica. A obtenção de compostos com atividade biológica, assim como a síntese destes e de variações estruturais dos mesmos, para testes de estrutura e reatividade são estudos importantes na química orgânica sintética atual.
O pequizeiro (Caryocar brasiliense) é o símbolo máximo de
Goiás, apesar de ser encontrado também em vários outros estados brasileiros. A sua produção não é estável, decorrente das diferenças climáticas, sobretudo no período pós-floração.
Em anos de muita chuva produz pouco, nos