Pedologia do Brasil
AMAZÔNIA
Localização
O Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a maior delas em território, com uma área de 1.570.745,680 km², constituindo-se na nona maior subdivisão mundial, sendo maior que as áreas da França, Espanha, Suécia e Grécia somadas. Pertencente à Região Norte do Brasil.
Clima/Solo
O bioma Amazônia se insere na zona climática tropical. Seu clima e quente e úmido, a temperatura média gira em torno de 25°C com chuvas torrenciais durante todo o ano. Grande parte dos solos da Amazônia (75%) é caracterizada por altos níveis de acidez e baixa fertilidade. Menos que 10% do bioma apresenta solos férteis com boa drenagem.
Biodiversidade
A Amazônia é considerada a reserva de maior diversidade biológica do mundo, abrigando mais que a metade de todas as espécies vivas. Na sua fauna já foram catalogados em torno de 1.400 peixes, 520 anfíbios, 550 répteis, 1.000 aves e mais que 300 mamíferos.
Importância econômica e ecológica
Um esforço para realizar um zoneamento dito ecológico e econômico, de um espaço geográfico da ordem de grandeza de um grande domínio morfoclimático e fitogeográfico, é uma tarefa que implica em muitos pressupostos. A saber: demanda de uma reflexão orientada para o entendimento integrado do complexo natural da região, incluindo o conhecimento da natureza dos seus contrastes internos. Envolve uma metodologia eco desenvolvimentista para as questões básicas de utilização dos espaços físicos e ecológicos, a par com uma metodologia pragmática e cuidadosa sobre a forma mais conveniente e dinamizadora para a utilização dos recursos eventuais do subsolo. Envolve a recuperação correta das experiências anteriores, incluindo uma análise das razões do seu fracasso ou do seu sucesso. Implica em um cruzamento dos conhecimentos sobre os fatos fisiográficos e ecológicos com os fatos da conjuntura econômica, demográfica e social da região. Tem que se