Extração do dna do morango - aula prática
Obter ácido desoxirribonucléico (DNA) a partir de vegetais (morango), conhecer um pouco sobre as diferentes técnicas de extração do DNA
Introdução:
O DNA é o material genético que contém a informação para a hereditariedade dos indivíduos. A extração de DNA é um passo importante para análise genética de populações de plantas. A tecnologia de transferência de genes tem criado novas alternativas para a produção de plantas mais adaptadas ao ambiente de cultivo e com maior capacidade de produção.
Procedimento Experimental:
Em primeiro lugar deve-se colocar os morangos e uma solução de água, sal e detergente em um saco plástico e amassá-los bem misturando bem ate que se dissolva o conteúdo completamente.
Esta solução é filtrada por um filtro de papel colocado em um funil de vidro e colocada depois em uma proveta também de vidro
Com a solução filtrada em mãos é acrescentado álcool com auxilio de uma pipeta de Pasteur na proveta de maneira cuidadosa. O próximo passo é esperar sem misturar e em seguida observar a formação de uma nuvem de DNA de coloração esbranquiçada.
* Materiais
- Água
- Álcool (Porque o DNA é insolúvel em etanol (álcool etílico). Quando as moléculas são solúveis em um dado solvente, elas se dispersam e não são, portanto, visíveis. Quando as moléculas são insolúveis em um dado solvente, elas se agrupam, tornando – se visíveis. Quando mais gelado estiver o álcool, menos solúvel o DNA vai estar.
- Sal
- Filtro de papel
- Detergente de cozinha ( Porque o detergente desestrutura as moléculas de lipídeos presentes nas membranas celulares. Com a ruptura das membranas o conteúdo celular, incluindo as proteínas e o DNA, solta – se e dispersam – se na solução. A função de algumas dessas proteínas é manter o DNA enrolado num espiral muito apertada.)
- Funil de vidro
- 3 a 5 morangos maduros
- Provetas de vidro
- Pipeta Pasteur de plástico
- 1 saco plástico
Resultado e Discussão:
Ao final de diversas etapas - ruptura das membranas