Sociedade moderna e contemporânea junto a empresa e suas tecnologias
As sociedades atuais foram influenciadas pelo avanço das tecnologias das últimas décadas. Assim, podemos citar os estudos e fundamentos de Frederick Winslow Taylor que defendia a divisão do trabalho com o Taylorismo e os princípios da padronização, também podemos citar o filme “Tempos modernos” no qual vemos claramente o retrato da primeira metade do século XX onde a presença da mão de obra era fundamental para a execução de tarefas.
Taylor visava o trabalho industrial fragmentado, onde cada trabalhador exercia uma única função a partir do planejamento, preparo, execução e controle das atividades. O taylorismo tinha como principais características o aumento da produtividade no trabalho, corte de comportamentos desnecessários por parte do trabalhador, racionalização da produção a qual pensava se realmente era necessário o que produzia, economia de mão-de-obra e principalmente acabar com qualquer desperdício de tempo.
No filme “Tempos Modernos” podemos perceber que o empregado era visto como um objeto, o qual se prestava a cargas horarias absurdas (muitas vezes desumanas), onde o tempo de refeição era visto como um prejuízo para o empregador que visava apenas lucro a empresa. No filme também podemos observar um grande investimento em tecnologia, a qual esteve sempre voltada a buscar inovações para que os trabalhadores produzissem mais com menos perda de tempo.
Contudo, podemos perceber que o taylorismo continua presente na sociedade contemporânea a qual visa uma melhor organização na execução do trabalho, resultando assim a uma melhor eficiência nas tarefas desenvolvidas em uma organização sendo benéficas para ambas as partes, tanto empregado quanto