Historia dos numeros
O surgimento dos números não pode ser atribuído a uma única pessoa ou civilização. A descoberta do número faz parte de um processo histórico da humanidade. Alguns estudiosos defendem que a matemática teria surgido de necessidades práticas urgentes do homem, como a demarcação de áreas, o levantamento de seu rebanho, partindo para a valorização de objetos.
Os historiadores são auxiliados por diversas descobertas, como estudo das ruínas das antigas civilizações, estudo de fósseis, o estudo da linguagem escrita e a avaliação do comportamento de diversos grupos étnicos desde o principio dos tempos.
Ao longo de toda a existência da humanidade os conceitos de número têm tido uma enorme influência na nossa cultura e na nossa linguagem. Muitas civilizações criaram seus próprios registros, nos primeiros tempos da humanidade, para contar eram usados os dedos, pedras, nós e marcas em ossos.
Usar um mesmo registro para uma mesma quantidade de coisas diferentes foi um grande avanço. O homem ainda se deparou, no entanto, com a necessidade de registrar quantidades cada vez maiores, um novo desafio, pois seus registros eram limitados.
Com o passar do tempo, este sistema foi se aperfeiçoando até que se chegou à forma de grafar os números que utilizamos hoje, um sistema posicional, denominado Sistema de Numeração Decimal.
OS NÚMEROS EM NOSSAS VIDAS
Estamos sob o domínio dos números desde a hora em que acordamos até a hora em que vamos dormir. Acordamos numa determinada hora, tomamos uma determinada quantidade de café ou suco, comemos outra quantidade de pão, torrada ou frutas; tomamos determinado ônibus, metrô, táxi ou dirigimos nosso próprio carro; utilizamos dinheiro, talão de cheques, pagamos contas, telefonamos, enfim, realizamos uma série de atividades nas quais o número está presente. Acredita-se que as primeiras contagens tenham surgido a partir da criação das tribos ou clãs, quando surgiu o sentimento