Extração de Oleaginosas em Expeller e em Laboratório
Faculdade de Engenharia de Alimentos
TA221- Características e Pré Processamento de Grãos
Aula Prática 02 – Extração de Oleaginosas em Expeller e em Laboratório
Professora Lireny Aparecida Guaraldo Gonçalves
Professor Yoon Kil chong
Introdução Teórica:
1) Conceito e importância da extração de oleaginosas:
Oleaginosas são caracterizadas como vegetais que apresentam óleos e gorduras que podem ser extraídos por meio de determinados processos. Tais produtos originados têm uma diversificação de usos muito grande nos setores industriais, a saber, matérias primas básicas na área alimentícia na forma de óleos e gorduras de cozinha, azeite de mesa, margarinas, cremes vegetais, manteiga, maionese, gorduras para frituras industriais, conservas (peixe), entre outros. Dessa forma, participam como ingredientes na formulação de centenas de produtos alimentícios industrializados.
Relacionado à sua participação na saúde da alimentação diária, os óleos e gorduras se apresentam como elementos fundamentais na manutenção do bom funcionamento do sistema metabólico haja vista que são fontes inesgotáveis de calorias e de diversos nutrientes importantes para o corpo humano.
Já no cenário mundial, esta cada vez mais sendo explorada a extração de tais oleaginosas com a finalidade de ampliação da produção de bicombustíveis. Tal fator se encontra em realce devido as diversas preocupações ambientais provenientes à critica situação que se encontram as diversas fontes de energias não renováveis.
Nesse contexto, pode-se afirmar que objetivo mais comum de todos os processos de extração é obter produtos com um máximo rendimento de extração, tendo-se um óleo da mais alta qualidade e uma torta com o maior potencial nutricional possível.
2) Principais métodos e equipamentos utilizados para a extração, e os pré-requisitos de preparo:
Os processos industriais normais utilizados na produção de óleo consistem de