Extração de DNA
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS E INSTRUMENTAIS- DEBI
CAMPUS JUVINO OLIVEIRA - ITAPETINGA- BA
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA: BIOLOGIA GERAL
AULA PRÁTICA: EXTRAÇÃO DO DNA DA BANANA
Carolina Maciel e Juvêncio Filho
1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
As membranas celular e nuclear são compostas, essencialmente, por lipídios. As proteínas, por sua vez, são encontradas mergulhadas na bicamada lipídica da membrana celular. Em suma, as organelas celulares são compostas por proteínas, ácidos nucléicos ( DNA e RNA ), envolvidos por uma membrana.
A molécula do DNA carrega o código genético com todas as informações necessárias sobre determinado organismo. Durante o período de vida deste, esta molécula é utilizada para fornecer dados para milhões de processos celulares que ocorrem a todo momento.
As paredes celulares das células vegetais são compostas essencialmente por polissacarídeos e as pequenas estruturas celulares são compostas por substâncias com diferentes propriedades químicas.
Para a visualização do DNA, é necessário que este seja isolado dos demais componentes celulares. Desse modo, as membranas celulares e envoltórios nucleares devem ser fragmentados.
2. OBJETIVO
O procedimento experimental realizado no laboratório de Biologia teve por objetivo não só extrair o DNA da banana com o intuito de observar o material genético, como também relacionar as etapas da extração do DNA com as respectivas estruturas da célula eucariótica.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
Saco plástico tipo zip loc;
Banana;
Proveta plástica;
Bastão;
Álcool etílico gelado;
Béquer;
Conta-gotas + azul de metila;
Lâmina e lamínula;
Microscópio;
Papel de filtro;
Funil;
Solução extratora de DNA;
Água;
Sal (NaOH);
Detergente;
Erlenmeyer;
4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
1. Para o preparo da solução extratora, foi colocado em um béquer uma boa quantidade