ERGONOMIA
O objetivo da ergonomia é maximizar a eficiência da performance humana no relacionamento entre pessoas, seus trabalhos e ambientes de trabalhos. Procura ajustar tarefas às necessidades e habilidades dos operadores. Modifica o processo de trabalho para adequar a atividade de trabalho às características, habilidades e limitações das pessoas e dos processos, com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro.
A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental, mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção.Todo trabalhador deve ter um ambiente de trabalho confortável, não só no aspecto físico, mas também organizacional e cognitivo.
Os três seguimentos da ergonomia são:Ergonomia Física: enfoca o operador e seu posto de trabalho como componentes fisiológicos de sistemas de produção. Ergonomia Cognitiva:estuda o operador como agente competente do sistema de produção, remetendo-se às suas interações psicológicas com os sistemas, os raciocínios envolvidos e as tomadas de decisão.Ergonomia Organizacional: estuda o operador em situação de trabalho socialmente estabelecida.
A Ergonomia é regulamentada pela NR 17 - Ergonomia (117.000-7).Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Toxicologia é a