extração de adn de celulas vegetais
Introdução______________________________________________________3
Protocolo experimental
Materiais__________________________________________________4
Procedimento_____________________________________________5
Resultados ______________________________________________________6
Discussão
A importância do ADN_____________________________________7
Onde se localiza o ADN____________________________________7
A finalidade da trituração__________________________________7
A função de alguns do reagentes usados na experiencia____8
Conclusão_______________________________________________________9
Bibliografia ______________________________________________________9
O ADN (ácido desoxirribonucleico) é uma biomolécula existente em todos os seres vivos (também em alguns vírus), que codifica a informação necessária à constituição dos organismos. Nas células eucarióticas de plantas, fungos e animais, o ADN encontra-se no núcleo.
A extracção e análise de ADN é uma técnica laboratorial muito utilizada na investigação científica e em diversos estudos taxonómicos e forenses (testes de paternidade e identificação de indivíduos).
O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARN (ácido ribonucleico). Os segmentos de ADN que são responsáveis por transportar a informação genética são denominados genes. O resto da sequência de ADN tem uma importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
A dupla hélice ADN é estabilizada por pontes de hidrogénio entre as bases presas às duas fitas. As quatro bases são adenina, citosina, guanina e timina.
O objectivo desta actividade experimental era conseguir visualizar o ADN das células vegetais, neste caso o Kiwi. Para tal tínhamos que destruir os tecidos e separar os fragmentos celulares por filtração. A extracção de ADN completa-se adicionando etanol frio,