Extração de DNA De Células Vegetais: Banana
Relatório da Atividade Laboratorial I
Duarte Santos Nº4 11ºA
Ano Lectivo: 2013/2014
Índice
Objetivos do trabalho
Os objetivos centrais deste trabalho prático resume-se no conhecimento das técnicas de extração de DNA das células e na compreensão do processo necessário à extração do DNA.
Contudo para além destes objetivos centrais também existem outros, como a visualização do DNA das células vegetais, neste caso da banana. A extração de ADN de células eucariontes consta fundamentalmente de três etapas:
a) Rutura das células para liberação dos núcleos;
b) Desmembramento da cromatina em seus componentes básicos, DNA e proteínas;
c) Separação do DNA dos demais componentes celulares.
Introdução Teórica O DNA é uma biomolécula existente em todos os seres vivos (também em alguns vírus), que codifica a informação necessária à constituição dos organismos. Nas células eucarióticas de plantas, fungos e animais, o DNA encontra-se no núcleo.
A extração e análise de DNA é uma técnica laboratorial muito utilizada na investigação científica e em diversos estudos taxonómicos e forenses (testes de paternidade e identificação de indivíduos).
O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA. Os segmentos de ADN que são responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem uma importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
A dupla hélice ADN (um dos objetivos da experiência era conseguir visualiza-la ao microscópio) é estabilizada por pontes de hidrogénio entre as bases presas às duas fitas. As quatro bases são adenina, citosina, guanina e timina.
A multiplicação do ADN é feita através de um processo realizado principalmente por enzimas que quebram as ligações entre as duas