Realtorio de bio
986 palavras
4 páginas
Extração do DNA do QuiviData da experiência: 12-10-2012
Data de entrega: 02-11-2012
Trabalho realizado por: Juliana Pereira Nº18 Paulo Babo Nº22 Patrícia Ferreira Nº20
11ºCT3
Escola Secundária/3 de Amarante
Índice
Introdução Teórica 3 Objetivos 4 Material 5 Procedimento 6 Resultados 10 Discussão 11 Conclusões 13 Bibliografia 14 Cientistas que contribuíram para a realização deste relatório científico 15
Introdução Teórica
Nesta atividade experimental, extraímos uma porção de DNA de uma célula vegetal (célula de um quivi).
O DNA (molécula encontrada no interior das células, descoberta por Johann Friedrich Miescher) é o suporte físico da informação genética, e é essencialmente compostos por unidades básicas designadas nucleótidos, que por sua vez são formados por um grupo fosfato, uma base azotada e uma pentose.
A pentose constituinte do DNA é desoxirribose e as suas bases azotadas são: Adenina e Guanina (bases púricas / anel duplo), Timina e Citosina (bases pirimidicas / anel simples).
A molécula do DNA apenas apresenta estas bases azotadas onde a Adenina se liga à Timina e a Guanina à Citosina. Os nucleótidos estabelecem ligações entre si formando cadeias polinucleotídicas, estas ligações são estabelecidas por sua vez entre um grupo fosfato de um dos nucleótidos e o carbono 3 da pentose do nucleótido seguinte.
Baseando-se nas experiencias realizadas pelos cientitas Watson e Crick e Rosalind Franklin sabes-se também que o DNA se apresenta numa estrutura de dupla hélice, e que as suas duas cadeias polinucleotídicas se dispõem em sentidos inversos, dizendo-se assim antiparalelas. Estas duas cadeias estabelecem uma ligação feita através de pontes de hidrogénio entre as bases azotadas.
Objetivos Foi realizada a extração grosseira do DNA do quivi; as células deste fruto possuem a referida molécula em grande quantidade.
O objetivo