Biologia
Disciplina: Biologia Fábio Nº12
Data de Realização : 13/10/13 Mafalda Nº 19
Data de Entrega : 16/10/13 Mariana Francisca Nº 21
Com este trabalho pretendeu-se extrair e visualizar a molécula orgânica que define todo o ser: o ADN, separando de outros constituintes celulares. Para tal, recolheu-se uma porção de tecido celular de uma cebola e de um ser humano, no epitélio bucal. Desta forma, fez-se a exploração do ADN de uma célula eucariótica vegetal e de uma célula eucariótica animal.
O ADN, ou ácido desoxirribonucleico, é um ácido nucleico que tem como monómeros os nucleótidos. Cada nucleótido tem três constituintes básicos: um grupo fosfato, uma pentose e uma base azotada. O que distingue o ADN das outras cadeias polinucleotídicas é a sua pentose, denominada desoxirribose.
A localização desta cadeia é no núcleo celular, associada às proteínas, formando a Cromatina. A sua função é de conter o material genético de um determinado ser, de maneira a conduzir a célula a produzir moléculas específicas. Estas moléculas permitem o crescimento e a renovação celular.
A- Extração de ADN de células do epitélio bucal
Material
Gobelés
Funil
Papel de filtro
Água
Sal
Álcool
Observações:
Foi possível observar o ADN à superfície da solução aquosa.
Inicialmente, verificou-se o aparecimento de bolhas na solução e o ADN de cor branca, que passado pouco tempo da adição do álcool, foi formando filamentos, distantes uns dos outros.
B-Extração de ADN de células do epitélio bucal
Material
Cebola
Almofariz
Detergente
Tubo de ensaio
Algodão
Álcool
Funil
Observações:
Começamos por partir uma cebola em vários pedaços pequenos colocando-a de seguida no almofariz, e logo de seguida a solução, amassando tudo muito bem. De seguida pegamos num