Extração de aas
Experiência I.1
Extração de ácido acetilsalicílico
Alessandra Rodrigues
Bruno Henrique
Turma F1
Professor Ângelo de Fátima
I. Introdução
Filtração: Separação de Substâncias
A filtração é um processo que tem como finalidade separar os componentes de uma mistura heterogênea constituída por sólido disperso em meio líquido. Para separar as fases de uma mistura em uma filtração são geralmente utilizados papel de filtro ou algodão (o último é utilizado para evitar perda de material por dispersão no papel).
Existem vários tipos de filtração, dentre eles, os mais utilizados são a filtração simples e a filtração a vácuo (por sucção).
A filtração simples é utilizada quando o componente de maior interesse está no filtrado. Ela consiste em passar a mistura heterogênea por um material poroso (na maioria das vezes, papel de filtro). O resíduo fica retido no papel e o filtrado se armazena no béquer (ou erlenmeyer).
Figura1 – Representação de uma filtração simples
A filtração a vácuo é mais rápida e retira o solvente do sólido com maior eficiência. O processo consiste em conectar o kitasato a uma mangueira, a qual está conectada à trompa d’água. Quando a água começar a correr pela trompa, o ar será sugado, formando um vácuo na parte interna a aparelhagem.
Figura 2 – Representação de uma Filtração a vácuo
Extração sólido-líquido: Obtenção de Substâncias
A extração tem como objetivo obter um certo material presente em algum meio específico. O solvente a ser utilizado é escolhido de acordo com o objetivo do trabalho. A substância de interesse pode ser extraída por diferentes solventes ou por um único solvente. Existem vários tipos de extração, que variam de acordo com o caráter da substância a ser extraída.
A extração simples sólido-líquido pode ser realizada com a mistura do material em um determinado solvente que dissolva a substância de