relatório
Introdução
Em química, separações de misturas são utilizadas para decompor misturas de substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas.
Há diversos métodos utilizados, entre eles: filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de mistura, que pode ser dividida basicamente entre homogênea (fase única) e heterogênea (duas ou mais fases). E também, cada método tem seu modo de separação, podendo ser de modo mecânico ou reacional químico.
O processo de extração com solventes é empregado na separação e isolamento de substâncias componentes de uma mistura, ou ainda na remoção de impurezas solúveis indesejáveis.
A técnica de extração envolve a separação de um composto, presente na forma de uma solução ou suspensão em um determinado solvente, através da agitação com um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel e que seja pouco miscível com o solvente que inicialmente contém a substância. Quando as duas fases são líquidos imiscíveis, o método é conhecido como extração líquido-líquido. A extração reativa é uma extração do tipo líquido-líquido onde ocorre uma reação entre o composto e um reagente, fazendo com que esse passe para outra fase e seja possível efetuar a separação.
A CIBALENA A é uma combinação de ácido acetilsalicílico (AAS), para-acetoaminofenol (AMF) e cafeína (CAF). O para-acetoaminofenol é um analgésico e antipirético (contra dor e febre), o ácido acetilsalicílico é analgésico e antiinflamatório, enquanto a cafeína potencializa o efeito analgésico. Cada comprimido revestido de CIBALENAA contém 250 mg de ácido acetilsalicílico, 250 mg de para-acetoaminofenol