extraçao de minerio
Escola E B 1 De Santa Clara
Trabalho sobre a Extracção Do Minério
Extracção mineira: é a extracção de metais preciosos do solo, como por exemplo, o ferro, o carvão e o cobre.
Em Portugal, o subsolo era considerado “um museu de minas e mineralogia”, ou seja, num espaço tão limitado encontramos amostras de quase todos os tipos de minerais.
Por isto, todo o solo, montes e alguns campos foram perfurados e substituídos por estradas e caminhos-de-ferro.
Até ao séc. XIX, as minas quase não existiam em Portugal devido à existência de poucos recursos para exploração. A partir de 1851 intensificou-se o aproveitamento dos recursos minerais e começaram a surgir novas povoações junto das minas.
Ferro: o ferro começou a ser extraído em maior quantidade para a construção de máquinas, carris e construções públicas. Ainda assim, era produzido de forma insuficiente tendo sido necessário recorrer à importação. As principais minas de exploração de ferro eram Moncorvo, Aljustrel e S. Domingos.
Carvão: a extracção do carvão era utilizada na mecanização da indústria – deu-se com a utilização de uma nova energia a vapor. Passou a ser a principal fonte de energia sendo utilizada para fins domésticos e para fazer o gás de que era composta a iluminação pública. As principais minas de exploração de carvão em Portugal eram Aljustrel e S. Domingos.
Cobre: é o “minério-rei” de Portugal (existe em maior quantidade). Começou a ser utilizado na indústria eléctrica pois era um excelente condutor de electricidade. As principais minas de extracção de cobre em Portugal eram S. Pedro da Cova, Pejão e Buarcos.