Extinção de gás e petroleo de xisto
A extinção de gás e petróleo tem crescido a cada ano. Xisto é uma rocha sedimentar e poderosa, rica em material orgânico. Em suas camadas é possível encontrar gás natural semelhante ao derivado de petróleo, que pode ser destinado pra o uso de combustível para carros e outros automóveis, geração de eletricidade, aquecimentos de casas e para a atividade industrial.
No ano de 2000, a produção Norte Americana de gás de Xisto era praticamente zero, esta nova realidade esta barateando o preço dos combustíveis nos Estados Unidos. E já causa impacto no mercado econômico.
O Xisto é considerado combustível fossei que menos emite dióxido de carbônico, mais também oferece riscos ambientais e seus problemas ainda não são conhecidos. No Brasil, a exploração de gás Xisto já é existente, mais em pequena escala, pela técnica de faturação.
Água e crise no sistema hídrico
No início do verão, houve muitas chuvas em Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro. Essa umidade, entretanto, não alcançou a cidade de São Paulo. Dezembro de 2013 foi o terceiro mês menos chuvoso dos últimos 71 anos.
Com isso, o reservatório da Cantareira, que abastece a Grande São Paulo, teve sua capacidade reduzida. Já na região Norte, o excesso de chuvas deixou diversos pontos ilhados e famílias desabrigadas em dez cidades da região.
A falta de agua tem afetado pontos turísticos.
Crise energética
Em janeiro, foram registrados os dez maiores picos de consumo de energia da história do Brasil e, em fevereiro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou apagões em onze Estados das regiões Norte, Sudeste e Sul. Só na região Sudeste, a falha no sistema elétrico pode ter atingido 950.000 pessoas. Pelas normas de segurança, o sistema elétrico brasileiro precisa trabalhar com sobra de energia equivalente a 5% da eletricidade consumida no país. Entretanto, em janeiro, essa marca atingiu 2%. Uma das justificativas para o problema apresentadas pela ONS foi